terça-feira, 5 de junho de 2012

Enxaguatório Bucal, usar ou não?

Enxaguatório Bucal
Foto: Thinkstock/Getty Images
Se nos deixarmos influenciar pelas belas propagandas dos enxaguatórios bucais, com certeza eles farão parte do nosso orçamento mensal de higiene bucal.

Segundo os fabricantes, o enxaguatório bucal tem o propósito de evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite.

Porém, tudo isso é evitado com o simples uso correto da escova, do creme e do fio dental.

Os enxaguatórios bucais devem ser usados com moderação e quando recomendados pelo seu dentista, pois são indicados para situações específicas e temporárias, como após cirurgias, raspagem de dente, casos de alta incidência de cárie, doenças da gengiva e para pessoas que não têm coordenação motora para realizar uma boa escovação.

O seu uso inadequado pode provocar efeitos colaterais, tais como: alteração do paladar e manchamento dos dentes.

Eles podem ser divididos em dois grandes grupos:
  • Fluoretados: Apresentam um alto índice de flúor, sendo usados para prevenir a cárie e diminuir a sensibilidade dentinária.
  • Anti-Microbianos: Apresentam substâncias que inibem a instalação e a proliferação de bactérias, sendo muito usado no "pré" e "pós" operatório.
Os enxaguatórios são registrados na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como cosméticos e os fabricantes de produtos que não contêm flúor, ação antiplaca nem antisséptica não são obrigados a registrá-los, somente notificá-los à agência.

Quanto a combaterem o mau hálito, quem faz uma boa higiene bucal, normalmente não tem mau hálito, e caso venha a ter, não é o enxaguatório que irá resolver.

Após tudo isso, se ainda resolver usar um enxaguatório, então use um que não contenha álcool, pois segundo uma revisão científica publicada no fim de 2008, na revista da Academia Dental Australiana, que compilou estudos do mundo todo, concluiu-se que há evidências suficientes para aceitar a ideia de que enxaguatórios bucais com álcool contribuem para aumentar a taxa de câncer oral (de boca e de faringe).

Visite a Clínica Ozelin e veja o que podemos fazer pela sua saúde e estética bucal.

Se gostou e achou interessante, compartilhe com seus amigos.

Siga @ClinicaOzelin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...