quarta-feira, 9 de maio de 2012

Doença Periodontal não é brincadeira


Periodontia é a área da odontologia que trata da prevenção e das doenças da gengiva, ossos e ligamentos que sustentam os dentes.

Estes tecidos podem ser afetados pela doença periodontal, que tem origem bacteriana e acomete 75% da população brasileira acima de 25 anos de idade. 


gengivite, periodontite, doença periodontal


Na doença periodontal, as gengivas, ossos e ligamentos periodontais (fibras que fazem a ligação da raiz dentária com o osso) são comprometidas. Os primeiros sinais são percebidos através dos tecidos gengivais. Muitas pessoas apresentam a gengiva inflamada, a qual se caracteriza pelo aumento de volume e sangramento, chamamos essa alteração de gengivite.

Com a progressão da gengivite, estruturas de sustentação e proteção dos dentes (ossos e ligamentos) são comprometidas, iniciando-se a periodontite. A periodontite pode manifestar-se de forma assintomática, sem dor, sangramento ou retração gengival, passando muitas vezes despercebida pelo seu portador e às vezes até pelo clínico geral. 

A evolução da doença periodontal leva à perda óssea e possível perda dos dentes, sendo a principal razão de perda dentária na população adulta.

O especialista para este tipo de tratamento é o Periodontista.

Saiba mais sobre Problemas Periodontais na Clínica Ozelin com o Dr. Alex Ozelin (especialista em periodontia).

@ClinicaOzelin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...